Arcos da Lapa e Escadaria Selaron - Rio de Janeiro

Post atualizado em 19 de fevereiro de 2019
Arcos da Lapa e Escadaria Selaron - Rio de Janeiro


Arcos da Lapa e Escadaria Selaron - Rio de Janeiro

Por Daniela Almeida

O nosso passeio pelos Arcos da Lapa e Escadaria Selaron, no Rio de Janeiro, foi muito rápido, quando visitamos a cidade maravilhosa. Para conhecer cada ponto turístico, como já disse no post O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias, contratamos um táxi, que nos cobrou R$ 100 para passear, durante todo o dia, por vários locais.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Mas, apesar do pouco tempo, eram dois pontos turísticos do Rio que não poderiam ficar de fora do nosso roteiro. Veja por quê!

Aproveite para ler também:
 Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Como comprar passagens aéreas baratas
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem no Brasil? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro

E nossa primeira parada foi nos famosos Arcos da Lapa.

Para quem não conhece, o Aqueducto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, é um dos principais cartões postais da cidade, no Rio Antigo. É considerada a obra arquitetônica de maior porte do período colonial. 


Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa - Rio de Janeiro

A imponente construção em estilo romano, localizada no bairro da Lapa, tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos em estilo romano, que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.






Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa - Rio de Janeiro

O aqueduto foi construído em 1723 e tinha como objetivo conduzir a água do rio Carioca da altura do Morro do Desterro (atual bairro de Santa Teresa) para o Morro de Santo Antônio, resolvendo o antigo problema da falta de água na cidade. 

Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.


Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa - Rio de Janeiro

Como chegar aos Arcos da Lapa:

De ônibus:
- A partir do Centro – Pegar as linhas de ônibus 206A, 206B e 214, que passam nas principais avenidas do Centro.
- A partir da Zona Sul - Pegar um ônibus até o Centro e de lá caminhar até o prédio da Petrobrás. A estação do bondinho fica ao lado.

De metrô:
- Descer na estação Cinelândia e caminhar por 10 minutos até o local.

De carro: 
- Ao chegar ao Centro, seguir pela avenida Chile ou avenida República do Paraguai e deixar o carro no estacionamento da Catedral Metropolitana e caminhar até o local. Ou se preferir, estacionar nas ruas da Lapa.

Escadaria Selaron

Depois dos Arcos da Lapa, nos dirigimos à Escadaria Selaron. Ela é uma verdadeira obra de arte a céu aberto. De autoria do artista chileno Jorge Selarón, cada degrau é formado por um azulejo com pinturas. As laterais também são decoradas.


Escadaria Selaron - Rio de Janeio
Escadaria Selaron - Rio de Janeio

Apesar de cartão-postal do Rio e de receber turistas do mundo inteiro, a escada abriga muitos mendigos, bêbados e drogados. O lugar tem um fedor muito forte de xixi. Quando estávamos lá, vimos várias pessoas caídas pelos degraus.


Escadaria Selaron - Rio de Janeio
Escadaria Selaron - Rio de Janeio


Além disso, assim que o turista chega perto escada, já é abordado por pessoas que se oferecem para tirar fotos. Caso haja interesse, é possível tirar o retrato e imprimi-lo em um azulejo para levá-lo para casa como recordação. Nós compramos. Custou, em abril de 2014, R$ 20,00.


Escadaria Selaron - Rio de Janeio
Azulejo feito na hora - Escadaria Selaron - Rio de Janeiro

Autoria das obras na Escadaria Selarón

A obra na escadaria teve início em 1990, quando Selarón resolveu "dar um jeito" nos degraus em frente à sua casa. Na época, os vizinhos riam das suas combinações de cores, que eram sempre muito misturadas.  


Escadaria Selaron - Rio de Janeio
Escadaria Selaron - Rio de Janeio

O que era para ser apenas um passatempo, porém, acabou virando uma obsessão que consumiu praticamente todo seu dinheiro. Por conta disso, passou a vender suas pinturas para financiar a empreitada e, após vários anos de exaustivo trabalho, a escadaria tornou-se um sucesso, convertendo-se em um belo cartão-postal da cidade.

Título - Em 2005, a prefeitura da cidade deu a Selarón o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e tombou a escadaria como patrimônio.

Jorge Selarón morreu aos 65 anos, em 10 de janeiro de 2013. Foi encontrado morto, queimado, nas escadarias da Lapa.

Onde fica a Escadaria Selarón

A escadaria fica entre às ruas Joaquim Silva, na Lapa, e Pinto Martins, no bairro de Santa Teresa. Está a apenas 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa.

Como Chegar à Escadaria Selarón

- De Trem - Estação Central do Brasil, pegar o metrô em direção à Zona Sul, descer na estação Cinelândia e caminhar por 10 minutos até o local.
- De Metrô - Saltar na estação Cinelândia e caminhar por 10 minutos até o local.
- De ônibus - Na Praça Tiradentes, pegar o ônibus 007, descer na avenida Gomes Freire e caminhar por cinco minutos para Ladeira de Santa Tereza
- De carro - Na Praça Tiradentes, virar a esquerda na avenida Gomes Freire. Virar, novamente, na rua Riachuelo e seguir até a Ladeira Santa Tereza

Marcadores: , , , , , ,