O que fazer em Chichen Itza - México

 Post atualizado em 08 de fevereiro de 2019
O que fazer em Chichen Itza - México - uma das sete novas maravilhas do mundo

O que fazer em Chichen Itza - México

Por Daniela Almeida

Quem acompanha o D&D Mundo Afora sabe que este é o segundo post da série sobre Cancun, no México. No primeiro -  O que fazer em Cancun, México - mostramos como foram os primeiros dias de nossa viagem nessa cidade que é, realmente, um paraíso.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Apenas para recordar, nossa viagem começou no dia 13 de janeiro de 2014, quando partimos de Belo Horizonte com destino a Cancun. Chegamos no dia 14 e nos dias 15 e 16 conhecemos o centro de Cancun, o Mercado 28 e o resort Moon Palace.

Lei também:

➤ Onde ficar em Cancun - 20 opções de hotéis

➤ Onde ficar em Cancun - review Grand Park Royal

➤ Onde ficar em Cancun - review Moon Palace Resort



Como nossa programação foi intensa em terras mexicanas, a partir deste post, vamos mostrar com detalhes cada passeio que fizemos. 

O primeiro será esse com o que fazer em Chichen Itza, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Aproveite para ler também:
 Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Como comprar passagens aéreas baratas
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.
➤ Saiba como navegar na internet pelo celular em 210 países.


Como chegar a Chichen Itza

Assim como todos os dias em Cancun, no dia 17 de janeiro, madrugamos às 6 horas da manhã para aproveitar bem o dia. Tomamos café e seguimos para o hotel Beach Palace, na Zona Hoteleira, para encontrar o grupo que iria para Chichen Itza

Para chegar lá, nós contratamos um táxi por nossa conta. 
APROVEITEEvite filas em Chichen Itza e COMPRE AQUI ingressos e tours para o sítio arqueológico
Do hotel, seguimos rumo à uma das novas maravilhas do mundo moderno, que, por sinal, é realmente um lugar muito bonito. Um passeio que não pode ser deixado de lado em sua viagem a Cancun. 

Como dissemos no primeiro post da série, o pacote de passeios contratado ficou por US$ 110,00 por pessoa, incluindo Xcaret plus (com almoço), Chichen Itza e Vallaloid (com almoço) e um dia all inclusive no Resort Moon Palace

Esse preço só foi possível porque fomos abordados no aeroporto pelo pessoal do resort, que nos convidou para conhecer o local e, quem sabe, comprar um pacote para ser sócio (não compramos, é claro, pois o valor é altíssimo. Mas valeu a pena, pois almoçamos de graça e ainda ganhamos descontos nos passeios. Oba!!!!!).

O passeio a Chichen Itza dura o dia todo, uma vez que o sítio arqueológico está localizado na cidade de Yucatan, a 178 quilômetros de Cancun (cerca de 3 horas de viagem).

Durante todo o trajeto, o guia vai explicando um pouco sobre a cultura dos maias, hábitos e curiosidades, formação numérica, entre outras informações que poderão ser úteis para entender melhor tudo que envolve a zona arqueológica maia


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

O que fazer em Chichen Itza - México - Guia explicando sobre a história dos maias
O que fazer em Chichen Itza - México - Guia explicando sobre a história dos maias


Primeiro contato com a cultura maia - em Valladolid

Tivemos o primeiro contato real com a cultura maia em Valladolid, uma comunidade pequena, mas muito acolhedora. Logo na chegada, conhecemos uma típica casa deste povo. E, em seguida, fomos almoçar e visitar uma lojinha com produtos típicos.

Tipica casa maia de Vallaloid - México
Tipica casa maia de Valladolid - México

Lojinha em Vallaloid - México
Lojinha em Valladolid

Almoço em Vallaloid - México
Almoço em Valladolid

Logo na entrada do restaurante/loja, fica um fotógrafo, tirando fotos dos visitantes. Quando retornamos ao ônibus, os vendedores entram e oferecem uma bebida com a foto impressa. Nós não compramos, mas é bem criativo!!!

Chichen Itza - México
Chichen Itza - México 

Um típico calendário maia também fica na entada deste restaurante, em Valladolid.

Chichen Itza - México - calendário maia
Calendário maia em Valladolid, México


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem.

Sítio Arqueológico de Chichen Itza - México

Após o almoço, seguimos rumo a Chitchen Itza, sítio arqueológico da antiga cidade maia, fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C..

O que fazer em Chichen Itza - México
O que fazer em Chichen Itza - México


O nome Chichen Itza significa pessoas que vivem à beira da água. Em 1988, a cidade maia foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e, em julho de 2007, uma das novas maravilhas do mundo moderno, pela campanha New7Wonders.


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.



O que fazer em Chichen Itza - México

Nosso tempo em Chichen Itza foi curto: cerca de 3 horas. Logo na chegada nos deparamos com uma visão maravilhosa: a Pirâmide de Kukulcán. Ela é a principal atração do sítio arqueológico.

Gente, é impressionante!!! Como pode uma construção daquelas (é o mesmo pensamento que devo ter quando for visitar as pirâmides do Egito - será que são de verdade?).

Atualização: Nós visitamos e até entramos dentro das pirâmides do Egito em abril de 2019. Surreal!!!



Pirâmide de Kukulcán - construída no século XII d.C. pelos maias - O que fazer em Chichen Itza - México
Pirâmide de Kukulcán - construída no século XII d.C. pelos maias - O que fazer em Chichen Itza - México

Pirâmide de Kukulcán - o que fazer em Chichen Itza

A principal atração de Chichen Itza, sem dúvida, é a pirâmide Kukulcán (ou El Castillo ou ainda Templo de Kukulcán). Símbolo de Chichen Itza, é formada por quatro lados e quatro lances de escada, com 91 degraus cada, totalizando 364 degraus, equivalendo aos 365 dias do ano.

O que fazer em Chichen Itza - México
O que fazer em Chichen Itza - México


A cada ano, durante os equinócios e solstícios, diversos fenômenos de luz e sombra se formam no local, devido ao alinhamento da pirâmide. Esse jogo de luz faz com que as serpentes pareçam estar se movendo.

O que fazer em Chichen Itza - México
O que fazer em Chichen Itza - México


Além da pirâmide, a zona arqueológica de Chichen Itza conta com o Observatório, o Templo das Mil Colunas, o Templo dos Guerreiros, o Templo do Jaguar, o Akab Dzib, o Tzompantlí e o Cenote Sagrado (a terceira foto - da esquerda para a direita - da última linha no mosaico abaixo). 

Em relação a este cenote, por sinal, ficamos decepcionadas, pois ficava olhando fotos na internet e imaginava um lugar diferente (achei meio pobre e abandonado). Só depois nos informaram que tinha outro cenote por lá que era mais bonito e que dava para nadar. Fica para a próxima!!!!


O que fazer em Chichen Itza - México
O que fazer em Chichen Itza - México


O que fazer em Chichen Itza - É proibido filmar, mas só com filmadora!!!!!

Ah, dentro do sítio não é permitido filmar com filmadora. Para isso, é preciso pagar uma taxa (não me lembro o valor).

Minha família estava com uma câmera profissional e uma filmadora pequena. Assim que chegamos, comecei a filmar com a filmadora e um rapaz veio dizer que teríamos que parar de filmar ou pagar a tal taxa. Paramos de filmar, mas nós e tantas outras pessoas continuamos a usa a câmera fotográfica. Não entendi a proibição, sendo que hoje em dia até com celular a gente consegue filmar. Mas, fica a dica!

O retorno para Cancun, México

À noite, retornamos para o hotel Beach Palace, que fica quase em frente ao shopping La Isla, um dos melhores locais para compras na Zona Hoteleira. Foi lá no La Isla que encontramos, por exemplo, um adaptador de tomada para comprar porque em Cancun a entrada é diferente e com certeza você vai precisar de um. 

Ah! Ao lado do La Isla fica a casa onde morava o Chaves e onde ainda mora a Dona Florinda, sua esposa. Ficamos sabendo disto quando estávamos indo para o aeroporto de volta para casa. O taxista nos contou enquanto passávamos em frente ao condomínio. Se tivéssemos ficado sabendo antes, teríamos dado uma passadinha por lá para tentar uma foto, no mínimo, histórica. Agora isso não será mais possível, né!!!!

Do Shopping La Isla, fomos de ônibus (1 dólar por pessoa. Os táxis cobram em torno de 10 a 15 dólares) para o centro de Cancun. Os ônibus são muito bons, não demoram para passar e é tudo muito organizado. Sem contar que tem um ponto de ônibus exatamente em frente à portaria do hotel Soberanis, onde nos hospedamos nos cinco primeiro dias.

Aliás, a cidade é toda limpa e muito bem estruturada. Dá para morar lá, tranquilamente. E não tem morros. É tudo plano. À noite, o local onde estão localizadas as melhores baladas (Coco Bongo, La Vaquita e outras) fica lotado de gente. Muita música, fila na entrada e muita animação - para quem gosta, é claro!

No dia seguinte, dia 18 de janeiro, fomos conhecer o Xel-Há, um parque natural maravilhoso.

Chichen Itza - México

Funciona: diariamente - das 9 às 17 horas
Endereço: Yucatan - México
Telefone: +52 985 851 0137
Valor (março de 2018): 98 pesos
Sitewww.chichenitza.com


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Cancun, no México? Hotéis em CANCUN. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Marcadores: , , , , , , , , , , ,